Resenha: Fortaleza Digital

by - 15:06


Amo ler, sempre amei. Desde pequena tive curiosidade por esse mundo literário, de pegar um livro, me apegar e passar horas folheando as páginas, lendo, relendo e me apaixonando por esse universo. Livros de romance, aventura, que tem a ver com história, relacionados ao cotidiano ou até mesmo o autor sempre me chamaram a atenção. Dessa vez não foi diferente. Procurando alguns livros pela biblioteca da escola, me deparei com a indicação do meu professor de programação(sim, faço informática), a do livro Fortaleza Digital do Dan Brown.

Sinopse: Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.



Dan Bronw já chama atenção em si próprio, autor do tão aclamado Código da Vinci, Anjos e demônios, o símbolo perdido e inferno, trouxe pra gente um livro totalmente incrível. Sendo sua primeira obra, lançada em 1998, Fortaleza digital foi, sem dúvidas, um dos livros mais inteligentes que já li. Poderia passar horas falando sobre o quão gratificante pra mim foi ler esse livro, e tamanho arrependimento por nunca ter lido nada do Dan Brown antes, o cara é um gênio!

Achei o livro bastante interessante, tinha uma capa linda, apenas 320 páginas, a sinopse chamava a atenção e logo atrás tinha uma frase bem peculiar: "Impossível não ficar arrepiado a cada página.". Duvidei a principio, pois estava lendo um livro que amo e não estava conseguindo conciliar o tempo da escola e da leitura, e ficava muito chateada por não estar conseguindo fazer uma das coisas que mais amo, ler. Mesmo assim, peguei o livro emprestado e comecei a leitura na escola. Logo nas primeiras páginas eu não consegui desgrudar do livro. 

Com capítulos curtos, assuntos como ética presentes, uma narrativa rápida, nada monótona e uma trama repleta de altos e baixos. Fiquei torcendo pelo David do começo ao fim, tentando ajudar a Susan mentalmente e querendo bater nos inimigos da NSA com minhas próprias mãos. Talvez quem não tenha muita afinidade com programação se perca um pouco, e isso pode ser um ponto negativo, mas um ponto positivo é narrativa rápida e curiosa, que nos deixa grudados ao livro a todo instante.

Foi incrível ler um livro que falasse sobre programação de forma interativa e sem ser didático, ler sobre criptografia sem achar cansativo, achar que sabe como será o final do livro, quando na verdade não faz nem ideia no que acontecerá na página seguinte. Fortaleza Digital me "agarrou" pelas pernas, me fez amar o modo como o autor escreve, e descobrir que livros de ficção científica, romance e suspense são demais.

O preço do livro é bem barato e vocês podem encontrá-lo no submarino, extra, saraiva. Espero que tenham gostado da resenha. Beijo

Você posde gostar também:

4 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Adoro ler, mas nunca cheguei a ler um livro de Dan Brown. Quero ler Anjos e Demonios e então poderei dar minha opinião sobre ele. haha'
    Estou seguindo aqui seu blog lindo. Poderia dar uma visitadinha no meu e seguir, se poder? Obrigada
    http://onze-da-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. to sem tempo de ler qualquer coisa mas é uma boa dica!

    http://www.mylittlemonster.com.br/2013/08/pediu-pra-sambar-sambo.html

    ResponderExcluir
  3. Também adoro ler, é um prazer incrível! Este livro parece ser muito bom, fiquei muito interessada, meu tipo de livro e a capa dele é linda!

    Beijos,
    www.thingsofadreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li este livro, mas a-m-o ler! Amo demais! <3 Legal saber que tu gosta também!
    Beijos flor!

    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir