Dicas para não desistir da leitura

13:18


Que eu amo ler todo mundo já sabe. Sejam livros de romance, aventura, ficção, revistas, lembretes ou até mesmo bula de remédio, tudo me faz ficar encantada com cada junção de letrinhas formando a palavra, que vai formando uma frase, assim montando um texto(não é a toa que alguns me chamam de menina do livro). Mas o verdadeiro problema é quando você se perde na leitura, quando falta motivação pra mais uma página, quando você acha o livro bem chato, nem suporta vê-lo. Isso acontece na maioria das vezes quando a pessoa se pega lendo algo que foi pedido pelo professor de literatura(em alguns casos), pra completar trabalhos escolares ou até mesmo em um livro que começou a ler por vontade própria e percebeu que ele não era bem aquilo que prometia. Pra quem quer dicas de como continuar lendo o livro, por não querer desistir dele ou por obrigação mesmo, separei umas dicas bem legais.


Estabeleça metas

Não sei vocês, mas quando estabeleço algumas metas tenho a intenção de cumpri-las. Pode parecer chato ou cansativo, mas essa dica dada pelo meu antigo professor de português, me fez terminar bastantes livros que pensei que nunca iria conseguir. Uma das metas é ler até determinada página ou parar a leitura depois de dois capítulos lidos no dia. Pode parecer pouco na teoria, mas quando você perceber já estará bem próximo de terminar a leitura

Tente entender o contexto.

Os livros pedidos na escola, são geralmente para se situar no assunto dado em sala de aula ou nas obras de determinado autor. Se você ler algum resumo sobre o contexto histórico(segunda guerra mundial, ditadura, por exemplo) será bem melhor de entender porque tal livro é assim. Ler resumo na internet é uma boa dica pra você perceber o que o livro quer passar, assim melhorando ainda mais o entendimento.

Persista

Alguns livros podem parecer ter um enredo chato no começo, mas ao desenrolar da estória,  você pode perceber como a mesma pode ficar interessante, assim mudando o conceito que tinha primordialmente. Vários livros que li tinham um começo bem chatinho, mas depois de algumas páginas quase não consegui desgrudar deles. O segredo é continuar!

Prática

Não adianta você pegar um livro de 840 páginas pra ler (um dos livros das Crônicas de gelo e fogo <3), se você mal lia gibis na infância. Você acaba desistindo da leitura logo de cara pelo preconceito com o tamanho do livro. Uma dica é começar por livros pequenos, com enredos que vocês gostam para começar a ter apego á leitura, daí quando tiver que ler realmente alguma obra já se sentir de certo modo "familiarizado".

Dê um tempo
fotos retiradas do we♥it

Se você não é obrigado a ler o livro e não suporta, acreditem, parem um pouco com a leitura. Beba uma água, saia de casa, sente em um lugar que se sinta confortável e volte para a leitura só quando se sentir bem. Não adianta ter uma leitura sofrível se você não vai tirar nada de legal do livro. Comece a ler de onde parou, pare uns 10 minutos, volte novamente e continue a leitura, mas de uma forma que você entenda e se sinta bem.

Essas são só algumas dicas por experiência própria. Espero que tenham gostado e que elas tenham ajudado.

Comente:

17 comentários

  1. Olha, eu não gostava de ler.. ate que um dia li um livro, eu me apaixonei pela obra da autora, e esse livro despertou em mim a vontade de ler, é uma coisa magica, você ler e ver as coisas imaginando com se fosse um filme, é coisa de um outro mundo. adorei o post, beijinhos!

    Visita?
    http://spacefashionista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já encostei dois livros por um bom tempo por não achar muita força na história.
    No início desse ano impus uma meta e os dois foram lidas. E eu amei muito os dois! Imagina! rs
    Beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  3. Amoooo ler, difícil eu desistir rs Mas mesmo assim amei o post! *-*
    Seguindo!

    http://subjetividadelopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!
    Eu já comecei a ler vários livros
    que deixei a leitura pela metade,sempre
    que começo a ler me da sono.
    Agora estou lendo um que está me interessando bastante e estou gostando da leitura,espero conclui-la em breve.
    Beijos!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas, tenho que botar todas em prática!

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  6. Olá amei seu blog, e já comecei a seguir, bom poderia me ajudar nessa também e entra no meu blog e clicar em SEGUIR ? e CURTIR a fan page , desde já agradeço e conto com sua ajuda, beijos <3
    MEU BLOG -> http://estiilocarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo ler, e nunca desistiria hahaha' Adorei as dicas.
    Beijocas, Lili ;3
    Clique aqui, e vá para o blog / Princesa Teen!
    Faça-me uma pergunta / Veeem'

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas.
    Eu acho que quando alguém vai começar um livro ela não deve começar com o pensamento "Eu preciso ler esse livro", acho que você tem que ler por vontade e não por necessidade.
    Xoxo,
    Gabi

    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Linda adorei seu blog!! ja estou seguindo!! voce pode me ajudar curtindo e eguindo o meu??? Beijinhos e sucesso =] MEU BLOG ----> http://gabsmissy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho que ter tempo e esta concentrada se não não vai :/
    Gatinha tem vídeo novo lá no canal, vem assistir?
    Beijinhos.
    Canal: https://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO ler <33
    Só desisto da leitura quando o livro é chato, rs.
    Beijos <3

    garotamodamh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas! Realmente, tem alguns livros que são tão arrastados no início mas depois têm um final surpreendente, é tudo questão de persistência. Adorei a dica das metas, eu normalmente faço isso, assim controlo o meu tempo de leitura (porque às vezes leio só cinco páginas e outras, leio cinco capítulos!). Beijos!

    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ótima dica pra quem não gosta ou não tem costume de ler. Não entendo como alguém não consegue fazer algo tão bom como ler né? Eu sou viciada, até livro chato da escola leio com a maior facilidade, sempre fico querendo saber o final e acabo lendo rapidinho kkk
    Beijos
    www.monteolook.com

    ResponderExcluir
  14. Não vejo motivo pra pessoas desistirem da leitura, leitura é fundamental, estimula o cérebro a pensa.

    amei o post, beijos
    http://www.blogueirosemdepressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ler é realmente bom, não é? E essa dica de estabelecer metas realmente funciona, sempre me ajudou muito.
    Eu não sou muito de ler livros, prefiro textos aleatórias, mesmo assim, leitura é leitura.

    Estou seguindo o blog <3 Beijos!

    papodajess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, parabéns pelo post, ameii!! Você acabou de ganhar uma nova fã <33

    http://mundoazuldeumagravida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir