Dicas para a sua segurança virtual

by - 13:57


Quando eramos bem pequenos nossos pais sempre nos aconselhavam, não é? Do mesmo modo que na vida real precisamos deixar a porta sempre trancada, não dar informações pessoais, dentre outros conselhos típicos de pessoas responsáveis, na internet devemos tomar o mesmo cuidado (ou até mais). Sei que é muito chato sermos privados de várias coisas, mas isso tudo é para o nosso bem. Já pensou você perder todos os seus emails importantes, aquelas fotos incríveis que você só tinha naquele álbum da sua rede social, ou pior, ver seus pais preocupados e pagando uma grande quantia em dinheiro por acharem que você tenha sido sequestrado?

Para se prevenir de todas essas coisas ruins, vou mostrar pra vocês uma lista com 5 dicas para a segurança virtual, preparados?



1- Crie senhas difíceis



Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como seu nome, nome de parentes, data de aniversário, número do telefone, etc. Prefira sequências que misturam letras, números e até mesmo caracteres especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres.

2- Não revele informações pessoais




No orkut, no Twitter, facebook ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola que você estuda, do lugar onde trabalha e principalmente de onde você mora. Pois qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas.
3-  Cuidado com compras na internet 

Fazer compras pela internet é muito útil e prático, mas só o faça em sites de venda confiáveis. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra o mesmo. Já pensou comprar aquele produto lindo e com um bom preço e ele não chegar, ou pior, você ter gasto toda a sua mesada nele?
4- Atente aos downloads

Se você usa costuma baixar programas, músicas ou videos de sites especializados em downloads, fique atento. Assim que baixar, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como kidabelha.mp3.exe), ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por arquivos de áudio, vídeo, aplicativos e outros para enganar o usuário.
5- Saia corretamente

Ao acessar seu Email, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no orkut ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome LogoutLogoffSairDesconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet . Isso é arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador e acessar as informações de sua conta. Esta dica é válida principalmente em computadores públicos (da escola, por exemplo).



Por isso a segurança nunca é demais, precisamos ver se aquele tweet é realmente necessário, se deve enviar fotos para pessoas desconhecidas (ainda mais se forem comprometedoras), se é realmente necessário colocar seu celular ou rua onde mora, baixar arquivos grátis ou comprar em lojas virtuais desconhecidas.

São detalhes pequenos e simples que podem mudar muita coisa. Por isso, devemos sempre ficar em alerta para qualquer atitude duvidosa ou algo postado desnecessariamente. Desculpem pelo texto extremamente "cara de mãe", mas quanto mais as coisas evoluem, somos alvos ainda mais fáceis na mira de pedófilos, criminosos e pessoas más.


 Ah, não sei se perceberam, mas estamos participando de um sorteio de um layout no blog Adolenario, legal né?

Gostaram do post? Que dicas de segurança vocês mantém na internet? Me contem nos comentários!

Dicas baseadas nas da Infowester.



Você posde gostar também:

11 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. você não colocou o banner http://adolenario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, estava precisando trocar minhas senhas mas sempre só penso no que todo mundo pensa nome e data de aniversário KK mas graças ao post eu tive uma ideia melhor.

    Obrigada por passar lá no blog e deixar seu comentário, você é sempre muito bem vinda.

    Beijos e um ótimo final de semana s2

    http://sweetmachine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já estou seguindo, claro!!!
    Um ótimo FdS para você!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Tem muita gente que nem liga para isso, e já sai por ai falando todo para pessoas estranhas. Não tomam cuidado nem com a própria segurança .

    http://modicesdemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. amei as dicas sabe na internet o cuidado e em dobro eu sempre tento em cuidar
    amei aqui
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei, e importante sempre reforçar asegurança, de todas as nossas contas


    Antes de concluir esse comentário quero pedir aajuda de você, por favor entre no link logo abaixo e clica em curtir, você vai esta ajudando muito,conto com você
    http://todateen.uol.com.br/gatosdomeuperfil/gato/4964


    www.perfeitinhablog.com

    ResponderExcluir
  7. Se proteger é sempre bom! Ótimas dicas!
    http://pinkpimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas, proteger é sempre bom ²

    post novo no blog, visita ? http://s2-fearless.blogspot.com

    beeijos, Maari *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vontade de cursar jornalismo também ou então nutrição

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas,elas são importantes! :D

    http://girlsrepublic-s2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu blog :D
    Estou seguindo aqui...
    Beijinhos
    http://s2depoisdameianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir