E agora, qual profissão seguir?

by - 13:58


Quando estamos terminando o ensino médio sempre vem aquela dúvida: Qual curso na faculdade escolho? Não só na reta final, mas desde pequenos os amiguinhos, pais ou conhecidos sempre nos perguntam o que pretendemos fazer. Quando estamos na faixa dos 11 aos 13 anos pensamos logo em fazer algo relacionado a fama ou algum emprego bem reconhecido como ser atriz, modelo, jogador de futebol, médico, advogado, não é mesmo? Mas com o passar do tempo e quando nos aprofundamos em algumas matérias, da logo pra perceber quais as profissões que você pretende seguir ou não. 

O problema não está só na escolha da profissão, nem se eu vou receber bem com ela, mas se eu vou ficar feliz e realizada com a mesma. Também tem muito as influências de pessoas próximas, um exemplo é se meus pais são dentistas certamente irá existir um tipo de pressão para seguir seus passos. Pra mim o que conta mesmo é o que você gosta, não o quanto você vai receber ou se alguém próximo de você vai fazer/faz determinada coisa. É clichê, eu sei! mas é bem melhor fazer algo que goste e fazer bem do que fazer algo que não goste e fazer mal feito. 

As vezes chega um momento que pensamos que nenhum tipo de profissão serve pra gente, mas existe sim. É bom saber as matérias que você gosta e se dá bem na escola, fazer pesquisas na internet sobre determinadas profissões que você gostaria de seguir, falar com pessoas que tem relação com determinada profissão e se aprofundar até ver se é isso mesmo que você quer. 

Não existe tempo exato pra começar uma faculdade, curso técnico e afins, mas é importante que você não fique parado no tempo e faça algo quando realmente se sentir preparado. Ainda tenho receio em que profissão seguir, mas tenho levado em conta as que eu não faria e as que eu poderia fazer. Penso em ser algo hoje, mas quem sabe amanhã meus pensamentos mudem? Fale com os amigos, familiares, visite alguns sites bons sobre profissões, faça testes vocacionais, mas não se sinta pressionado a fazer algo que não queira. Esse apps do facebook pode te ajudar, o site guia do estudante é ótimo também!

Sei que o post ficou grande, mas espero que tenha ajudado a vocês. Me contem se já sabem que profissão vão seguir? Gostaram do post? Me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

16 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Ótimo post! Quando a gente chega no ensino médio já vai sentindo uma pressãozinha sobre esse assunto. E quando chega o finalzinho...? Nossa, que desespero! Sobre ser pressionada a seguir a carreira dos pais: eu passei por isso, mas eles viram que eu realmente não queria isso pra mim e agora eles me apoiam muito nas minhas escolhas. Nada que uma conversa madura não resolva! (:

    ResponderExcluir
  2. Apois, eis a questão!
    http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. difícil a decisão em kkkk, lindo post! Beijos♥ (clique no perfil)

    ResponderExcluir
  4. Realmente quando somos pequenos sempre nos perguntam o que queremos ser quando crescer,e eu nunca gostei desse tipo de pergunta, pois em geral não tinha uma resposta certa porque queria ser várias coisas quando crescer!

    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bem, quando eu era menor já quis fazer tanta coisa... Mas agora, com 13 anos, estou decidida do que quero exercer. Quero fazer jornalismo e depois me especializar em moda, mas não quero ser famosa e não quero trabalhar na tv. Você pode até achar que eu vou mudar de ideia, mas não vou. Eu sempre fui apaixonada por moda, desde pequena eu via desfiles e revistas, também sou apaixonada por livros, e a minha matéria preferida na escola é português. Eu me identifico muito, e escolhi essa profissão por mim mesma, ninguém da minha família trabalha com alguma coisa relacionada á isso, meu pai fez direito e a minha mãe medicina. As minhas irmãs podem até se inspirar neles, mas eu vou fazer alguma coisa que gosto, como você disse, rs. Eu também acho clichê.

    Beijos
    georgea.tk

    ResponderExcluir
  6. Pra mim ainda falta 3 anos para terminar o período escolar e parti para faculdades. Não sei ao certo qual profissão vou querer seguir, mas acho que me dou bem com o ramo de administração. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu pretendo fazer algo relacionado a moda, mas sempre tive o sonho de ser escritora. Quero associar essas duas coisas, morro de vontade de ser uma daquelas escritoras teens, sabe? :)

    Beijos,
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  8. é realmente,muuito difícil,eu estou entre tres,jornalismo,fotografia e moda,até hoje não,sei o que fazer,minha mãe,sempre pergunta,maais ainda não sei,quem sabe,com o passar do tempo,eu não decido.kk'beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post :D
    nossa, é bem difcil a gente decidir o que queremos mesmo para nossa vida, mas né. Alguma hora a gente tem que parar de pensar e agir
    Guria, nem te conto!

    ResponderExcluir
  10. To no primeiro ano do Ensino médio e penso em fazer odonto, mas sempre surge novos pensamentos, rsrs ótimo post
    Perfeita Teen!

    ResponderExcluir
  11. Eu tô ainda no primeiro ano, porém já sei o que quero seguir é Arquitetura, até já faço técnico de Edificação.
    s2hay. blogspot.com
    Beijão ^^

    ResponderExcluir
  12. cara, isso é muito difícil de saber... falta um ano apenas e eu ainda não me decidi entre direito e muitas outras hahahah :/
    beijos, anna.
    http://adolenario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Óhw,eu já fui hiper-grilada com isso e não foi fácil decidir!Sempre amei escrever por isso queria o jornalismo ou publicidade,mas o investimento não era compatível com minha renda.Por isso escolhi a 2ª opção: empresária!Falta 1 ano para minha formação profissional e vamos que vamos,quem sabe depois penso em começar a cursar o que realmente queria!

    Bjus,muito bacana o post - parabéns!

    ResponderExcluir
  14. sempre souber que queria fazer jornalismo, mas acho que tem pessoas que são bem indecisas e elas debem pensar bem porque uma decisão muda tudo
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse é um drama para os jovens que estão com o pé na faculdade. O guia do estudante é bem interessante!!

    Beijos!!
    Blog||Twitter

    ResponderExcluir
  16. Eu demorei a escolher, mas acabei seguindo o lado do marketing digital!!!Consigo aliar tudo que eu gosto =)

    ResponderExcluir