Carta da Paulina de 20 para a Paulina de 15

by - 21:16


Oi, Lina. Agora você deve estar eufórica. Os convidados já começam a chegar, suas amigas estão se arrumando no quarto ao lado, as mensagens de aniversário já estão sendo postadas nas redes sociais, seus pais estão recebendo seus conhecidos e você está de frente para o computador pensando em como está ansiosa para aproveitar seus 15 anos. Lembra que você sempre sonhou com esse dia? 

A Paulina de 20 está super orgulhosa por você ter escolhido a dedo seus convidados, mesmo não estando presente todo mundo que você queria. A Paulina de 15 mal sabia que momentos como esses são únicos e extraordinários, hoje ela valoriza ainda mais os momentos com os amigos, os conhecidos da época do fundamental, da brincadeira com os amigos, de ficar até tarde conversando besteira fora. 

Falando em besteira, tem coisa que hoje pode parecer bobagem, mas que daqui a cinco anos você vai sentir muito falta, coisas como acordar cedinho de manhã e passar o dia na escola se divertindo com seus colegas de classe, de chegar ao meio dia em casa e sentir o cheiro do almoço preparado por sua mãe com tanto carinho. Vai sentir falta de deitar na rede ao lado da cama do seu pai e vocês verem os gols do jogo do seu time de coração. Aos 20 você vai sentir falta de quando comia comia e não engordava, de passar as tardes jogando jogos online no seu computador até anoitecer, de comer pastel na cantina da escola no intervalo de uma tarde de estudo com suas amigas.

Por falar em suas amigas, lembra que algumas estavam sempre ao seu lado? No futuro elas seguirão outros rumos, mas continuarão do mesmo modo com você, elas irão se fazer presente mesmo estando longe, aconselhando, rindo das bobagens. Essas amizades você deve cultivar pra sempre, mas sem esquecer de dar "brecha" para outras pessoas. Você vai conhecer tanta gente incrível que você não faz ideia.

Você não vai desistir do seu curso técnico, mesmo que os assuntos estejam dificultando. Vai fazer cursinho, vai se apaixonar por alguém que não te merece, e encontrar alguém por quem vale a pena. Você vai morar longe dos seus pais, vai começar a tomar decisões importantes, resolver dos problemas mais simples aos mais complexos sozinha, vai cursar na faculdade que sempre sonhou o curso que sempre quis e vai vencer seus medos, não se desespere!

Por falar em medos, com vinte seus medos irão se acentuar e você vai ter que encará-los de frente. Coisas que te amedrontam hoje, no futuro não serão nada comparadas aos desafios que você vai se esbarrar. Mas a vida quer da gente muita coragem, e você precisa fazer uso dela. Aos 15 você pode até achar que sabe muito da vida, mas você não faz ideia do quanto vai crescer nos próximos cinco anos (psicologicamente e um pouquinho só fisicamente).

O que eu quero te dizer é que a vida quer da gente coragem, muita coragem. Ela vai te fazer a cada dia valorizar as pequenas coisas, desde o que você comeu no lanche da tarde até os momentos que você passou ao lado das pessoas que ama. Você vai sentir falta de coisas que jamais pensou que amasse e vai passar a amar ainda mais momentos e lugares que um dia foram sua rotina. Saiba que idade muda, o tempo passa, mas algumas coisas sempre ficarão em seu coração.

Com carinho, Paulina de vinte anos.

Você posde gostar também:

0 comentários. Clique aqui para comentar também!