Top 5: Melhores músicas de Vanguart

by - 11:55


Quem me conhece sabe que Vanguart é uma das minhas bandas favoritas da vida. É meio que impossível descrever o que a junção de letra, melodia e sentimento que as canções dessa banda provocam em mim. A banda de indie rock foi formada no ano de 2002 em Cuiabá e a conheci há uns três anos, encontrando a perfeição em forma musical assim que ouvi a primeira vez. Abaixo selecionei cinco canções que considero as melhores no momento atual da minha vida. 

PS: quase todas  as canções escolhidas (exceto “se tiver que ser na bala, vai”) são do álbum “muito mais que amor”, que traz o amor como algo que deveria ser conhecido, seguido e vivido intensamente por todos. Um álbum que deixa esse sentimento tão lindo e arrebatador em evidência e  desnuda a alma. 

Pelo amor do amor 



Sabe aquela fase da sua vida que você está super apaixonado e faria de tudo pela pessoa amada? tudo mesmo? então escute “pelo amor do amor” e sinta-se representado. Uma das minhas canções favoritas da banda (qual não é, Paulina?), aborda um amor que está louco para ser correspondido na mesma intensidade. Pode ser entendida também como alguém que quer muito amar e que não vai desistir de buscar o amor. Quase uma súplica de como a outra pessoa não pode deixar esse amor escapar. Um tiro! 

“Pelo amor do amor 
Me reconheces enfim 
És o meu tempo 
Vem viver aqui 
Com o amor do amor”

Demorou pra ser



Quer música mais romântica que essa, @? Ai gente, impossível não pensar na pessoa amada ao ouvir “demorou pra ser”. Sabe aquela história de alguém que é muito apaixonado por outro alguém e não vê a hora de estar junto daquela pessoa, compartilhando todos os momentos lado a lado? Essa canção é exatamente assim. Uma verdadeira declaração de amor e a melodia é contagiante. 

“Enquanto eu tiver saúde 
Enquanto eu tiver de pé 
Enquanto a gente se amar 
Enquanto a gente ainda tiver 
Um coração tão cheio 
Tão cheio de amanhã” 

Impossível não ficar cantarolando pelos cantos.

Se tiver que ser na bala, vai 



Essa canção me traz um misto de emoções que é difícil de descrever em palavras. Uma obra delicada e ao mesmo tempo forte. Ela maltrata o coração de quem ouve essa verdadeira poesia. Dividida em momentos, em partes, “Se tiver que ser na bala, vai” narra a história de alguém que inicialmente está inconformado com um amor, desiludido, mas que ao decorrer da canção quer viver esse amor, independentemente do que aconteceu, mesmo que o mundo conspire pra que isso não aconteça. Um amor incondicional e ao mesmo tempo violento. 

"O amor não foi suficiente
Eu vou embora
Não sei pra onde
Mas ainda há um mundo por dizer
Acho que tá claro
E acho da hora"

Olha pra mim 



A calmaria do disco. Nessa canção o amor é oferecido para a pessoa amada de forma sutil. O eu-lírico cita os motivos da pessoa amada aceitar esse amor diante de tudo que ele tem para oferecer. Ele tenta mostrar que fez tudo e pode fazer ainda mais pela pessoa, que se ela sente o mesmo, que se juntem nessa caminhada. A mistura de letra e melodia casam perfeitamente. Não tenho nem o que falar da melodia, né? de arrepiar! Daquelas que se ouvem 95495 vezes seguidas.

“Tem em mim
Tudo que você quiser 
Tudo que faltou no amor 
Tudo que jamais terá 
Vem cá, eu vou te dar tudo de mim 
E o amor irá nos acompanhar até o fim” 

Pra onde eu devo ir 



A simplicidade em canção: direta, objetiva, concisa e muito fácil de amar. Traz um questionamento a respeito de seguir em frente ou continuar com um amor não tão simples, não tão fácil, que já não é mais o mesmo. A cruel dúvida de continuar com esse amor ou partir pra outra. Quem já passou por um relacionamento longo deve entender perfeitamente essa canção, da dificuldade que é deixar toda uma história para trás, cheia de lembranças e memórias boas. 

“Nossos sonhos, nossa casa 
Nada mais queria ter 
Mas se as portas aparecem já fechadas 
E eu não posso entrar 
Pra onde eu devo ir? 
Pra onde eu devo ir ou voltar?”

Eu poderia citar outras 500 músicas aqui nessa lista. Mas esse foi só um start pra você parar tudo que está fazendo e escutar esse hino de banda. 

Gostaram da lista? já ouviram vanguart? gostam desse tipo de som? me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

2 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. OOOOI

    como que eu perdi todo esse tempo de vanguart? a unica que lembro ouvir muito foi semáforo, mas faz muuuuito tempo.
    otima postagem pra eu me atualizar e ver a evolução musical. Olha, curti.

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando conheci o pai da minha filha, ele tinha ido a uma apresentação deles aqui em Fortaleza, enfim, nossa banda, nossas músicas... ♥️

    ResponderExcluir