Resenha: A cabana

by - 15:00


Você já parou pra pensar quantas coisas deixou de fazer na sua vida por um simples preconceito? Deixou de comer determinada coisa porque alguém te disse que era ruim, não foi em uma festa porque ouviu boatos de que não era legal, criou ranço de uma pessoa por determinada atitude. Esses são apenas alguns exemplos de coisas que deixamos de fazer por uma ideia pré-concebida sem fundamento algum. Comigo foi exatamente assim com “A cabana”. 

Por comentários alheios, achava que encontraria no livro sucesso de vendas de William P. Young uma dose de auto-ajuda e diversas passagens da bíblia (não que isso seja ruim, mas nunca foi meu tipo de leitura favorita). Mas me enganei e feio. Encontrei nele muito mais do que conhecimento divino, mas passei a ver Deus com outros olhos e recebi respostas para diversas dúvidas que tinha a respeito da fé. 

Na narrativa conhecemos a história de Mack, no momento em que sua filha mais nova é raptada e evidências de que ela tenha sido morta são encontradas em uma cabana. Após quatro anos do ocorrido, Mack recebe uma carta o convidando para ir até a cabana e o que ele encontra lá muda sua vida para sempre.


A história envolvida no livro fala não só sobre perda, mas principalmente sobre confiar e amar novamente. Para mim foi uma verdadeira aula sobre fé, amor e como nos equivocamos diversas vezes em nossa vida por acharmos que estamos sempre certos. Acredito que não poderia ter escolhido melhor momento para ler este livro. Ganhei de presente de uma amiga quando o meu coração estava com pressa e repleto de incertezas. Além disso, minha fé é espiritualização estavam em processo de renovação, por isso a experiência foi tão incrível! 

Muitas vezes buscamos respostas apressadamente para coisas que não estão sob nosso controle. Cometemos o equívoco de culpar Deus por cada coisa inesperada ou ruim que acontece em nossa volta. Por vezes achamos que Deus não existe e esquecemos que seu amor é maior do que qualquer coisa e existe propósito em cada coisa que acontece. 

"Eu crio um bem incrível a partir de tragédias indescritíveis, mas isso não significa que as orquestre. Nunca pense que o fato de eu usar algo para um bem maior significa que eu o provoquei ou que preciso dele para realizar meus propósitos. Essa crença só vai levá-lo a idéias falsas a meu respeito. A graça não depende da existência do sofrimento, mas onde há sofrimento você encontrará a graça de inúmeras maneiras"

Não sei como é a reação de quem lê esse livro para quem não crê em um ser superior ou na trindade santa. Mas para mim, que sou católica e uma eterna aprendiz da palavra de Deus, foi uma leitura bastante enriquecedora e prazerosa. Se eu pudesse presentear todas as pessoas que estão se sentindo sozinhas, insuficientes e que estão perdendo a fé, esse com certeza seria um bom livro.

Gostam desse tipo de leitura?  já tiveram algum preconceito literário e queimaram a língua?

Você posde gostar também:

8 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Oi, Paulina!

    Eu sou católica mas quase nunca vou à igreja, e acredito em um ser superior, mas não como pessoas de fato religiosas, e ainda assim me emocionei e bastante com a história. É forte, traz questionamentos super pertinentes, e o que falar do final, então? De abalar as estruturas. Imagino como o livro mexe mais ainda com o leitor. Adorei a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulina,
    Ainda não li, nem assisti ao filme.
    Mas admiro a mensagem passada e quero ver se confiro a obra em breve.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu to doida pra ler esse livro! Acredita que ainda não vi o filme só pra poder ler primeiro? Gosto desse tipo de leitura e já sei que vou me surpreender com esse livro. E sim, já queimei a linguá com alguns livros que tinha preconceito achando que seria uma coisa e na verdade foi outra completamente diferente. A vida é assim mesmo, sempre nos mostrando que só podemos julgar depois de ter experimentado.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paulina!
    Esse livro é de destroçar e aquecer o coração.
    Amei a Trindade e a maneira simples, mas complexa que foi apresentada.
    Foi um dos livros que mais chorei na vida, mas ele me marcou profundamente.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse livro!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Não sou católica, mas adoro aprender sobre a vida, inclusive através das religiões. Meus amigos cristãos já me falaram muito dessa história, principalmente quando saiu o filme, e sempre tive curiosidade. Parece uma história muito sensível e bonita!

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulina, tudo bem?
    Eu li esse livro a muito tempo e gostei muito, mas não assisti o filme justamente porque muitas pessoas me falaram que não era bom e acabei deixando de lado, mas com esse seu relato me deu muita vontade de reler o livro e assistir enfim o filme, o conteúdo do livro é lindo e eu acho que preciso de reler nesse momento da minha vida. Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu já li esse livro várias vezes e é uma leitura que faço recorrentemente, quando sinto que preciso de um pouco mais de fé na humanidade, em mim. Minha família toda é católica e muito religiosa. Eu acredito em Deus, mas não sigo nenhuma religião. É um dos livros mais tocantes que já li em toda a minha vida.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir