Quando a rotina vira saudade

by - 10:02

Era mais um dia em que voltava cansada da rotina dupla de estágio, aulas até dez da noite e com trabalhos para fazer, quando desabafei: "não aguento mais essa rotina, quero que termine logo." De ímpeto, minha mãe que estava comigo nesse dia respondeu: "isso é só uma fase, filha. Logo vai passar". Tenho certeza de que se a gente acreditasse mais em frase de mãe muitos estragos e decepções mundo a fora seriam evitados. Porque, mais uma vez (pra variar), ela estava certa.

É assim e sempre foi assim. Os conselhos de mãe são certeiros. Falou é tiro e queda pra acontecer. Foi assim quando estava no ensino médio, na correria de me dividir entre dois turnos de aula, cursinho, trabalho de conclusão do técnico e mais um monte de coisa. Na época mamãe falou que ia passar tão rápido que eu nem ia me dar conta. E foi exatamente o que aconteceu. Hoje, quase quatro anos depois, sinto uma saudade absurda de tudo que vivi na época.

A rotina não é mais a mesma. Não levanto mais às 6h para ir para outra cidade encontrar os velhos amigos de turma, ficar no intervalo rindo da nossa própria desgraça ou fofocando das aulas anteriores. Não vai ter mais depois do almoço o momento em que todos ficávamos sentados no centro de convivência torcendo para que todo mundo fosse aprovado numa universidade e a correria acabasse (nem sabiamos que estava apenas começando). Dói mais ainda quando lembro da noite, que ficávamos até às 22h vendo aula de química, física, biologia e quando sobrava tempo íamos comer cachorro quente e tocar violão.

As coisas nunca mais serão as mesmas. Você pode tentar voltar para os mesmos lugares que um dia viveu momentos incríveis, mas nem todas as pessoas que fizeram parte daquilo contigo estarão lá, e se estiverem, não serão mais as mesmas pessoas de anos atrás. Você pode tentar reviver momentos, situações, mas nada jamais será do jeito que um dia já foi. E tudo fica ainda mais difícil quando se vira adulto. As responsabilidades triplicam, os amigos seguem rumos diferentes e é cada um por si.

Um dia tudo que se vive hoje será apenas saudade. Da mesma maneira que sua rotina anterior também já se tornou uma linda lembrança. As vezes (tipo agora) me sinto nostálgica com esse tipo de situação. Quando as recordações de tempos anteriores vem à tona é impossível não querer correr pro passado. Mas existe uma parte super positiva nisso tudo: a de valorizar e viver intensamente tudo que temos no agora. Viver como se não houvesse amanhã, aproveitar todos os momentos, se permitir ser feliz sem adiar momentos, sem guardar sentimentos. 

Por isso, se permita viver intensamente tudo que tem agora, pois o amanhã nem sabemos se virá. E a rotina? ah, ela vai existir. Mas também um dia virará saudade.

Você posde gostar também:

9 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Verdade. Se a gente acreditasse mais nas palavras da nossa mãe, muita coisa seria evitada. A maior dor de quando a rotina vira saudade é que não dá pra voltar e fazer as mesmas coisas. Porque cada um segue um caminho diferente e as vezes até perdemos o contato com a pessoa, ou quando marcamos de fazer algo igual ao que fazíamos antes e não sai da forma esperada. E é verdade, a gente reclama da nossa rotina agora, mas logo tudo muda e sentimos é falta mesmo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando nos damos conta o tempo já passou tanto, mas parece que foi ontem né?!
    A tristeza que pode nos ocorrer é de não termos aproveitado cada segundo daqueles momentos e perdido oportunidades de sermos melhores! O agora merece muito ser aproveitado e as oportunidades que eles nos oferece são portas para coisas novas!
    Amei o texto! Beijo

    primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu vivi uma retrô de algumas épocas da minha vida através desse post. E é bem isso mesmo, não adianta voltar. Porque nada será o mesmo. E até tentar manter o que um dia foi, não dá. Porque as pessoas mudaram e estão vivendo em diferentes ciclos de vida, buscando por coisas diferentes, com valores diferentes. Tentei reatar uma amizade de longa data e simplesmente não fluiu. O negócio é o que você falou: é aproveitar o hoje e a rotina de agora porque um dia, isso tb, vai ter sabor de saudade.

    Beijos!


    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paulina!

    Que lindo o texto, e super verdadeiro! Com o tempo, a gente esquece da parte ruim, do cansaço e do esgotamento, e só lembra das partes boas que nos deixam na nostalgia e com uma saudade enorme. Sinto muita falta da época do colégio, dos primeiros anos de faculdade, e muito em breve vamos sentir falta da nossa rotina atual. Mas é exatamente como você falou, o importante é viver todos os momentos intensamente, porque eles não voltam e só a saudade fica!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulina,
    A saudade é sinônimo de que valeu a pena. Temos que aprender a conviver e a valorizar cada momento que temos.
    Belo texto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sim, as coisas que mães falam são certeiras, cansei de ser prova viva disso, haha.
    Faz quase dez anos que eu terminei o ensino médio e eu sei bem como é essa saudade da rotina, principalmente da vivência com pessoas que você quase não tem contato.
    Amei seu texto e me identifiquei muito com ele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. "Um dia tudo que se vive hoje será apenas saudade." E como dá saudade, né? Lendo seu texto vários flashes do meu Ensino Médio passaram em minha cabeça - as brincadeiras nas aulas, os intervalos, até as brigas. Tudo com aquela nostalgia boa de um tempo que não volta. E que bom que não volta, porque sei que já não sou a mesma e que aquela rotina já não me cabe. Sinal de evolução, acho. Mas que dá uma saudade... Isso dá.

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  8. Que lindo, Paulina!
    Sempre tenho em mente que tudo passa, seja bom ou seja ruim.
    Fases são isso, fases.
    E conselho de mãe é um negócio muito doido.
    Eu fico pensando: Será que quando eu tiver filhos esses instinto de sabedoria vai nascer em mim ou vou continuar sem saber o que estou fazendo? Hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Seu texto me tocou e me fez reviver muitas lembranças. Incrível como o tempo passa e só resta a saudade, a vontade de fazer tudo diferente, a vontade de ter aproveitado mais. E infelizmente, por mais que a gente queira voltar, fazer tudo diferente, o que passou, passou.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir