Dica de filme: A chegada

by - 16:04


Sabe aqueles dias que você só quer ver um filme? qualquer filme? independentemente de ser bom ou ruim? então, fui ao cinema com minha irmã e todos os filmes em cartaz estavam em um horário que não era bom pra gente, o único que combinava com nosso horário disponível era "A chegada". Entramos na sessão sem saber absolutamente nada sobre o filme, e por incrível que pareça, todas as vezes que vou ao cinema sem saber muita coisa sobre o enredo ele acaba me "fisgando". A chegada foi uma boa surpresa pra mim.

O filme tem uma pegada de mistério e ficção científica. Tudo começa quando seres estranhos chegam a terra. Naves alienígenas pousam em doze cidades ao redor do mundo e as autoridades procuram uma maneira de se comunicar com os extraterrestres. Para isso, alguns especialistas são convocados para intermediar e entender essa comunicação, dentre eles, a professora Louise Banks, especialista em linguística, e o físico Ian Donnelly, buscam responder a seguinte pergunta: "o que vocês querem?" que outras onze equipes espalhadas pelo mundo também tentam.


Primeiramente, a chegada é dirigido por Denis Villeneuve. Como esperar pouca coisa de um filme comandado pelo cara que esteve a frente de "O homem duplicado", "Os suspeitos" e "Incêndios"? Pois é!!! Nada mais nada menos de que um filme tenso que prende do início ao fim quem está assistindo. A chegada foi indicado ao Oscar 2017 em oito categorias, dentre elas a de melhor filme. Mas só acabou levando pra casa o prêmio de melhor edição de som.

Um fato interessante de "A chegada" é a maneira como a linguagem é tão bem explorada. Na maioria dos filmes de ficção cientifica, a matemática e a física são a chave, o segredo, o ponto alto da história. Nesse filme, a linguagem tem grande relevância e podemos perceber a sua complexidade de uma maneira encantadora. A natureza da linguagem e das relações é evidenciada. O modo como Louise tenta ensinar a língua local para os aliens e como procura entender as "figuras" que eles emitem é instigante. Estamos tão imersos em nossas línguas nativas, que esquecemos do quão complexo é o ato de se comunicar.


Outra coisa que me chamou bastante a atenção foi como em um filme de invasão à terra os duelos, confrontos físicos, as lutas são deixadas em segundo plano. Não que isso seja um ponto ruim. Mas o ponto alto do filme não é a destruição ou a busca por território, mas sim, entender o que aqueles seres querem ao invadir o planeta. O trama se desenvolve na procura por essas respostas. Os efeitos especiais e cenários também não são muito utilizados. Ainda assim, os efeitos sonoros e a paleta de cores sombria, deixam o filme bem misterioso.

A viagem no tempo também é explorada no filme. Por mais que ele tenha uma sequência linear, sonhos e memórias são apresentados ao telespectador, que por vezes, pode se "perder" e achar que não está compreendendo direito o filme. Mas não se desesperem, no final tudo é esclarecido.  E eu, como uma boa fã de filmes que só revelam sua verdadeira intenção no final, adorei. "A chegada" tem um final digno de toda a história que foi desenvolvida.  A primeira vista pode parecer um filme confuso, mas atrás de toda a aparente confusão se encontra uma obra bastante poética.



Viram "A chegada"? O que acham desse tipo de filme?

Você posde gostar também:

2 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Amei este filme, saí do cinema tão empolgado que fui atrás do livro, pois queria viver um pouco mais aquela história. E, mesmo com suas diferenças, achei o conto igualmente instigante. Denis Villeneuve é um dos melhores diretores que lá, uma vez mais me surpreendi com a sua nova produção o Filme Blade Runner tem uma forma especifica de dirigir e levar o espectador passo a passo com a história. Para mim é um dos grandes filmes de Hollywood e o melhor filme de ficção cientifica! Se vocês são amantes do género, este é um que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse diretor é maravilhoso, né? Já viu outros filmes dirigidos por ele? Vale super a pena!

      Excluir