No mês de março vamos ler mulheres !?

by - 20:00


Desde que eu me entendo por gente, e muito antes disso, o mês de março é considerado o mês das mulheres. A maioria das pessoas comenta que a data é celebrada no dia 8 de março, devido a um incêndio em uma fábrica de costura em Nova York no ano de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20. Realmente uma data repleta de significados. E ao relembrar essa data por que não juntar a luta das mulheres e dar mais espaço para elas em nosso cotidiano?

Conheci no ano passado um projeto que busca dar espaço às mulheres na literatura. O “Leia mulheres” pretende dar mais visibilidade às mulheres no mercado editorial, fazendo um convite para que as pessoas possam ler obras escritas por mulheres. Vi também recentemente no canal “Conto em canto” um projeto intitulado "mulheres para ler" e o foco era ler apenas obras de autoras no mês de março. E para quem acha que isso é balela, deixo o desafio de darem uma olhada nas últimas 10 leituras que fizeram e observem quantos desses livros foram escritos por uma mulher. Surpreendente, né?

Pensando nisso, resolvi juntar duas coisas que apoio (literatura e a visibilidade feminina) e dar mais espaço na minha estante e no meu cotidiano para uma causa que precisa ser reconhecida e perpetuada ao longo dos meses. Pois apesar de termos mais leitoras que leitores, na escrita ainda não é assim. Então pra começar, neste mês de março todas as obras que vou ler serão escritas apenas por pessoas do sexo feminino. Não sei se vou conseguir ler tudo que imagino, mas abaixo estão algumas das leituras que pretendo fazer neste mês.

  • A vida que ninguém vê - Eliane Brum;
  • O conto da Aia - Margaret Atwood;
  • Kindred: Laços de Sangue - Octavia E. Butler;
  • Todo dia a mesma noite - Daniela Arbex;

E vocês? Vão ler mulheres nesse mês de março? o que acham da ideia? Me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

3 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Desses livros o único que já ouvi falar é 'O Conto da Aia' e parece ser super interessante. Eu, por incrível que pareça, acho que leio mais livros escritos por mulheres. Mas acho muito bacana desafios como esse, e importantes também :)
    Espero que consiga ler todos os livros que separou, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante da ideia e já estou pensando em fazer a minha seleção de livros escritos por mulheres esse mês.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOI

    achei super legal a iniciativa. Pensando aqui: acho que a maioria do que leio vem de mulheres mesmo. Na verdade, meu universo é 90 por cento feminino. CUrioso, né?

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir