Resenha: O amor nos tempos do cólera

by - 16:00


Mais um livro do Gabo para conta! Dessa vez, uma de suas obras mais conhecidas. Numa época de casamentos arranjados, relacionamentos que sobreviviam por aparências, da eterna busca pelo prestígio social, nos deparamos com a história de Florentino Ariza e Fermina Daza, que se conheceram no tempo de mocidade e viveram um romance que durou pouco tempo, mas que resistiu às barreiras do tempo. 

Inspirado na história de amor dos seus pais, Gabriel García Márquez nos transporta, através do seu relato, para a América Latina do século XIX em uma história de longa espera. O romance traz a contextualização histórica de uma época repleta de preconceitos, doenças e guerra. Nele, conhecemos um amor ultra-romantizado, que mais parece um amor platônico, onde o reencontro das duas pessoas só ocorre após 50 anos. 

O telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza se apaixona por Fermina Daza, uma respeitável donzela de família. O pai da moça, descobrindo o possível romance, envia sua filha a uma viagem de um ano, na tentativa de fazê-la se esquecer de Florentino. A estratégia funciona. Fermina casa-se com outro homem, considerado um "bom partido". Diante disso, só resta a Florentino esperar ou esquecer. 


A expectativa para saber o final da história é um estímulo para continuar a leitura, que por vezes se torna chata e monótona. No entanto, conhecer os personagens e entender a importância deles para a narrativa, contribui para encontrar o que tem de mais interessante na história. 


“Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e e enaltece as boas e que graças a esse artifício conseguimos suportar o passado.”


Para ser sincera gostei muito do livro. Mas esperava bem mais. É uma história bonita, mas que, ao meu ver, mais se assemelha com obsessão do que ao amor propriamente dito. Um amor utópico, no qual apenas um é realmente apaixonado e o outro segue sua vida normalmente. 

Gostam desse tipo de livro? Já conheciam?

Você posde gostar também:

6 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Sempre ouço muitas pessoas falando bem dessa história e sempre fico muito curiosa. Com certeza está na lista das minhas leituras ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulina!

    Não conhecia ainda o livro mas achei a premissa ótima, parece mesmo ser muito bom! Vou deixar anotado pra ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já quero ler! essas histórias de amores que se reencontram depois de muito tempo me iludem de um jeito que cê não tem noção HAHAH uma pena isso de só um ser apaixonado mesmo, né? essa história só fica bonitinha em livro mesmo, na vida real a gente tem é que correr hahah

    um beijão,
    gabs | likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho que meus pais descobrissem que eu to apaixonada e me enviassem pra uma viagem bem longe, hahaha! Seria doloroso? Sim, seria. Mas depois eu iria conhecer mais lugares e pessoas nessa viagem e tudo ficaria bem, hahahaha! Bom que você conseguiu identificar um "amor doentio" ao invés de um romance leve né?
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. É uma falha enorme mas nunca li este! Li sim Cem anos de Solidão e adorei! :)

    ResponderExcluir