Como foi viajar para São Luís no Maranhão

by - 09:14


Conhecer São Luís nunca me passou pela cabeça. Talvez por não ser um dos principais cartões postais do país ou não conhecer muitas pessoas que já foram lá pra indicar. Não sei o motivo exato agora, mas sempre tive outros lugares do Brasil que tinha preferência em visitar. No entanto, ao descobrir que meu TCC tinha sido aprovado para apresentação no congresso regional de comunicação, não teve outra: juntei as moedas e segui caminho até o Maranhão. Foram cinco dias de uma experiência cultural e acadêmica bastante proveitosa e decidi compartilhar com vocês um pouco do que foi essa viagem.



Juntamente com minha dupla de TCC embarcamos nessa jornada e tanto. Nunca tínhamos viajado de avião, tampouco conhecíamos o lugar. O congresso durava três dias, mas resolvemos sair um dia antes de Fortaleza (os vôos estavam bem mais em conta do que os que saíam de Natal) e voltamos para casa um dia depois do fim do congresso. Logo, precisávamos de um lugar para ficar durante todo esse tempo. Por ter muita gente se hospedando por lá nesse período, os hostels e hotéis estavam bem cheios e carinhos. Por isso, vimos no airbnb a melhor opção. Alugamos um quarto em um apartamento muito bem localizado (pertinho da faculdade que sediava o evento) e pagamos um preço bem camarada.


Além do roteiro do evento, também gostaríamos de conhecer a cidade. Nem só de estudos se vive, não é mesmo? E, para nossa sorte, pegamos a melhor época do ano para visitar essa cidade tão rica historicamente. O são joão é festa popular no Maranhão e a capital São Luis praticamente para nessa época. O centro histórico da cidade estava ornamentado do início ao fim, repleto de bandeirinhas juninas e cor por onde quer que a gente passasse. Fora isso, o local por si só já basta a visita. O centro histórico possui uma enorme riqueza cultural e histórica, não é a toa que o lugar é reconhecido como patrimônio cultural mundial pela Unesco. 


Aa ladeiras, fachadas e os prédios mais conhecidos foram visitados. Me senti imersa numa cultura vivida e difundida pela população local e aspirada por todos os turistas que estavam naquele local. O lugar, tombado pelo IPHAN, também possui museus, cinema, igrejas, muitas lojinhas de artesanato para levar aquela lembrancinha pra toda a família, espaços para comer e beber, além de todo o cenário arquitetônico para fazer aquela foto. Ah, e a vista do pôr do sol, próxima ao palácio dos leões, é sensacional!


Teto da igreja da Sé. O local é tombado pelo IPHAN e possui mais de 300 anos de idade. Sua arquitetura possui muitas referências da arte barroca. Lindíssima!


Amigo virtual que conheci pessoalmente nessa visita (o de óculos). Pessoas maravilhosas que nos apresentaram a UFMA e indicaram lugares pra gente conhecer na cidade.


Foi uma experiência e tanto! Nosso livro reportagem, fruto do TCC, foi apresentado no congresso e ficou entre os 4 melhores da categoria no nordeste inteiro. Não conseguimos visitar alguns lugares ou comer algumas comidas típicas indicadas, pela questão do tempo e da dinâmica de lugares que ficavam mais próximos ao congresso, mas espero que da próxima vez consiga aproveitar tudinho. Não vejo a hora de fazer uma outra viagem e contar tudo aqui no blog. Espero que tenham gostado de saber um pouco dessa experiência.

Gostam desse tipo de post? Me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

14 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Muito bacana esse lugar. A Novela Da Cor do Pecado (2004) teve cenas gravadas ai.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Que charme é São Luis!
    Eu adoro esse tipo de post porque amo viajar.
    Quando viajei para Natal o ano passado nosso vôo fez escala em São Luis, mas não deu para conhecer a cidade porque ficamos poucas horas.
    Parabéns pelo TCC.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram lindas!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  4. Esse lugar é lindo demais, fiquei encantada com as suas fotos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Esse lugar parece ser incrível mesmo! Amei as fotos, mostrando só alegria.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Primeiro parabéns pela apresentação do TCC. Segundo pela viagem. São Luís é muito lindo. Eu amei quando fui e voltaria fácil! Às vezes é assim mesmo, acabamos indo para algum lugar que não planejamos tanto e nos surpreendemos.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  7. Viajar é tão maravilhoso né? Adorei saber como foi a sua!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. que demais seu post cheio de dicas e fotos lindas, ainda nao fui pro Maranhao mas tenho mt vontade sim de conhecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Que legal a sua experiência. Eu me sinto uma estrangeira a maior parte do tempo. Não conheço nada do Brasil. Na verdade, conheço quase nada da minha cidade. Quero mudar isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Amo viajar e mergulhar nas culturas locais, é ótimo para vivenciar novas experiências e conhecer pessoas. mudar os ares de vez em quando faz um bem enorme.
    Amei...
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de conhecer.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parece que você se divertiu bastante, é muito bom conhecer novos lugares. E você foi em uma boa época, de festas.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  13. Viajar é bão demais né? Os lugares que você passou são lindos <3 eu tenho vontade de conhecer são luís ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir