Resenha: Cilada

by - 10:02


Faziam muitos anos que não lia uma obra do Harlan Coben. Para ser sincera com vocês, não faço ideia do porquê. Já que ele escreve de uma maneira única, me prende a cada página e possui uma maestria sem igual para juntar peças de uma narrativa. Em uma de minhas idas ao sebo me deparo com "Cilada". O nome por si só já chama a atenção e a sinopse desperta ainda mais a curiosidade de quem folheia o livro. É claro que trouxe o livro para casa.

Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 272
Ano: 2010

A narrativa se desenvolve através da perspectiva de Wendy. A jornalista que desmascara pedófilos se depara com uma denúncia que diz que Dan se relaciona com garotas mais novas e ela vai em busca da verdade. Mas o que ela não sabia é que a verdade pode ir muito mais além do que ela imaginava. Dan é apresentado em rede nacional como pedófilo, mas dias depois é inocentado. No entanto, é assassinado na frente da repórter que vira a única testemunha para o ocorrido. Wendy fica na dúvida se desmascarou um assassino ou contribuiu para a morte de um inocente.


Concomitantemente, uma jovem desaparece na mesma cidade sem deixar nenhum rastro, três meses se passam sem nenhuma notícia, o que deixa toda população do lugar abalada pelo acontecido. E é desse modo que as narrativas se encontram e se cruzam. Em busca da verdade, Wendy percorre caminhos e histórias guardadas a sete chaves, o passado vem à tona e segredos são revelados.

Inicialmente "Cilada" parece ter um enredo um tanto solto e confuso. No entanto, todo um quebra cabeça vai sendo montado ao longo da investigação da polícia e da repórter. Logo, um horizonte de narrativas vai se cruzando e fazendo sentido. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor louco por respostas, o que faz com que a leitura seja rápida e instigante. A culpa e o perdão são evidenciados nessa trama repleta de reviravoltas surpreendentes.

Quem curte um thriller bem emocionante, daqueles que te fazem pensar muito e é repleto de lições para serem levadas por toda uma vida pode apostar nessa obra sem medo.  Ainda diria mais, dê uma única chance para Harlan Coben e você vai querer devorar toda a sua bibliografia em um piscar de olhos. Comecei a leitura em um dia e só consegui dormir depois que cheguei até a última página. Você quer descobrir se Dan é realmente pedófilo, o que de fato aconteceu com Hayley e no meio disso tudo se depara com outras histórias que se interligam. Envolvente do início ao fim.

Já conheciam o autor? Gostam desse gênero literário?

Você posde gostar também:

9 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Acredita que nunca li um thriller? E não conhecia o autor, mas achei bastante interessante. Na verdade, pra não dizer que nunca li um thriller, já li um parecido bem antigo. Se chama "A menina do fim da rua", tem até filme, mas ambos bem antigos. Já até fiz resenha sobre os dois aqui: https://www.likeparadise.com.br/2013/12/a-menina-do-fim-da-rua.html - enfim, gostei de conhecer esse, talvez eu dê uma chance, por curiosidade mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, confesso que não leio muitas histórias desse gênero mas essa parece ser ótima!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. sempre tive mt curiosidade pra ler alguma coisa desse autor, adoro esse tipo de livro em quebra cabeça que o leitor vai montando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Esse autor mexe com nossas emoções em cada livro. Não estou preparada para ler esse ainda mas, espero está bem e ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo histórias desse tipo, tanto que acabei de colocar Cilada na minha lista de desejos do Kindle, assim que possível vou ler *-*
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Fiquei super interessada, amo esse estilo de leitura, mas nunca li nada do Coben.
    Adicionar na minha lista.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  7. Caramba. Deve ser um livro incrível e cheio de emoção.
    Bom restante de semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA retornou do HIATUS DE INVERNO com dois posts interessantes.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. UAU
    de fato é muita reviravolta do inicio ao fim
    E se a leitura noa te fez largar... BEM, já fiquei interessadíssimaaaa!
    Amei

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Conhecia o autor por outros livros que já vi, mas nunca tinha lido uma resenha sobre e também nunca li um livro dele. Acho que nunca li um thriller, porque sempre fico nos de romance e/ou livros adolescentes, hahahaha! Agora que to lendo um que é ficção cientifica e fantasia. Já coloquei esse na lista pra eu ler e ver se gosto.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir