Voltando aos cachos: Minha transição capilar

by - 12:37



"Por que eu não nasci de cabelo liso?" Essa foi uma das frases que mais falei durante minha pré adolescência. Por ver nos filmes e novelas apenas mulheres de cabelo liso, achava que ali era o ideal de beleza que devia seguir, além disso parecia ser mais fácil de cuidar e de ficar arrumada em qualquer ocasião. Aos 11 anos de idade tomei a decisão de alisar meu cabelo com produtos químicos. Minha mãe me levou no salão que ela já alisava o dela e a partir daí foram 10 anos tendo um cabelo modificado quimicamente.


Quando entrei na faculdade, a rotina corrida e super atarefada de conciliar estágio e graduação me deixava sem tempo de ir ao salão ou de viver tendo que usar chapinha. Era uma rotina cansativa e que eu já não me sentia eu ali embaixo dos fios alisados. A pessoa que eu era tinha ficado escondida e insatisfeita com alisar o cabelo toda vez que precisasse sair de casa. Eu tinha perdido minha identidade e sempre perdia horas do meu dia tentando deixar o cabelo escorrido, além da temperatura alta da chapinha no couro cabeludo. Um certo dia de 2018 eu resolvi mudar e voltar a ter meu cabelo cacheado.


É claro que mudanças são sempre desafiadoras, ainda mais com pessoas que sempre te viram de um único jeito. Eu não lembrava mais como era o formato do meu cabelo, tampouco como seria cuidar dele novamente. Mas eu não aguentava mais a rotina que estava vivendo e precisava mudar. Primeiro parei de ir ao salão e aos poucos fui deixando de lado a chapinha. Na maior parte do tempo usava o cabelo amarrado, até criar coragem de ir ao salão e cortar boa parte do cabelo liso. Lá, a cabeleireira me ensinou que produtos devia usar, a rotina de lavagem e hidratação e também sobre como aquilo era um processo até chegar no meu tipo de cacho novamente.

Durante o tempo de transição tive que lidar com muitos comentários maldosos e doloridos. Escutei muitas vezes como preferiam meu cabelo liso e sobre como eu ficava desarrumada de cabelo cacheado. Foi um tempo de muito aprendizado e aceitação, mas em nenhum momento pensei em desistir do meu objetivo. Um ano depois de parar de usar qualquer meio de alisar o cabelo, cortei todas as partes lisas e hoje meu cabelo voltou ao que era: cem por cento cacheado. As vezes ele fica mais rebelde, outras vezes mais comportado, mas a certeza que tenho é que não quero voltar pra rotina ditatorial que sentia em relação ao meu cabelo. Foram muitas mudanças externas, mas principalmente as internas, que me mostraram que a pessoa que sou não precisa ter cabelo liso pra ser feliz ou bonita. 


Vocês já alisaram cabelo ou passaram por transição? Conhecem alguém que fez isso? Me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

5 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Eu também passei por essa fase e muitas vezes as pessoas me diziam que gostavam mais do cabelo liso e que eu ficava com cara mais adulta... tentei não ligar na época e agora consigo gostar dos meus cachos de jeito que são! Até acho que chapinha não combina mais comigo
    Seus cachos são lindos!! Fico feliz por estar gostando deles <3

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulinha, gostei de ver que mudou o layout do blog, é sempre bom inovar e fazer novas mudanças. Gostei de saber sobre a transição capilar.
    É muito bom poder compartilhar isso.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. super legal vc compartilhar sua transição por aqui já que é uma fase que varias meninas tbm estão passando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Nunca alisei meu cabelo, na real nunca fiz muita coisa nele. O máximo que eu fazia frequente era a hidratação caseira mesmo. Mas conheço muita gente que fez e voltou aos cachos, também conheço gente que voltou aos cachos e depois voltou a alisar. O melhor é que no nosso cabelo quem manda é a gente, haha! Seus cachos são muito lindosss! Amei ver a sua transição!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acho bacana mostrar a transição capilar, te amei de cachos, acho seu cabelo lindo.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir