"Por que eu não nasci de cabelo liso?" Essa foi uma das frases que mais falei durante minha pré adolescência. Por ver nos filmes e novelas apenas mulheres de cabelo liso, achava que ali era o ideal de beleza que devia seguir, além disso parecia ser mais fácil de cuidar e de ficar arrumada em qualquer ocasião. Aos 11 anos de idade tomei a decisão de alisar meu cabelo com produtos químicos. Minha mãe me levou no salão que ela já alisava o dela e a partir daí foram 10 anos tendo um cabelo modificado quimicamente.
Quando entrei na faculdade, a rotina corrida e super atarefada de conciliar estágio e graduação me deixava sem tempo de ir ao salão ou de viver tendo que usar chapinha. Era uma rotina cansativa e que eu já não me sentia eu ali embaixo dos fios alisados. A pessoa que eu era tinha ficado escondida e insatisfeita com alisar o cabelo toda vez que precisasse sair de casa. Eu tinha perdido minha identidade e sempre perdia horas do meu dia tentando deixar o cabelo escorrido, além da temperatura alta da chapinha no couro cabeludo. Um certo dia de 2018 eu resolvi mudar e voltar a ter meu cabelo cacheado.
É claro que mudanças são sempre desafiadoras, ainda mais com pessoas que sempre te viram de um único jeito. Eu não lembrava mais como era o formato do meu cabelo, tampouco como seria cuidar dele novamente. Mas eu não aguentava mais a rotina que estava vivendo e precisava mudar. Primeiro parei de ir ao salão e aos poucos fui deixando de lado a chapinha. Na maior parte do tempo usava o cabelo amarrado, até criar coragem de ir ao salão e cortar boa parte do cabelo liso. Lá, a cabeleireira me ensinou que produtos devia usar, a rotina de lavagem e hidratação e também sobre como aquilo era um processo até chegar no meu tipo de cacho novamente.
Durante o tempo de transição tive que lidar com muitos comentários maldosos e doloridos. Escutei muitas vezes como preferiam meu cabelo liso e sobre como eu ficava desarrumada de cabelo cacheado. Foi um tempo de muito aprendizado e aceitação, mas em nenhum momento pensei em desistir do meu objetivo. Um ano depois de parar de usar qualquer meio de alisar o cabelo, cortei todas as partes lisas e hoje meu cabelo voltou ao que era: cem por cento cacheado. As vezes ele fica mais rebelde, outras vezes mais comportado, mas a certeza que tenho é que não quero voltar pra rotina ditatorial que sentia em relação ao meu cabelo. Foram muitas mudanças externas, mas principalmente as internas, que me mostraram que a pessoa que sou não precisa ter cabelo liso pra ser feliz ou bonita.
Vocês já alisaram cabelo ou passaram por transição? Conhecem alguém que fez isso? Me contem nos comentários!
5 comentários. Clique aqui para comentar também!
Eu também passei por essa fase e muitas vezes as pessoas me diziam que gostavam mais do cabelo liso e que eu ficava com cara mais adulta... tentei não ligar na época e agora consigo gostar dos meus cachos de jeito que são! Até acho que chapinha não combina mais comigo
ResponderExcluirSeus cachos são lindos!! Fico feliz por estar gostando deles <3
Primavera Agridoce ♥️♥️♥️
Olá Paulinha, gostei de ver que mudou o layout do blog, é sempre bom inovar e fazer novas mudanças. Gostei de saber sobre a transição capilar.
ResponderExcluirÉ muito bom poder compartilhar isso.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
super legal vc compartilhar sua transição por aqui já que é uma fase que varias meninas tbm estão passando
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Nunca alisei meu cabelo, na real nunca fiz muita coisa nele. O máximo que eu fazia frequente era a hidratação caseira mesmo. Mas conheço muita gente que fez e voltou aos cachos, também conheço gente que voltou aos cachos e depois voltou a alisar. O melhor é que no nosso cabelo quem manda é a gente, haha! Seus cachos são muito lindosss! Amei ver a sua transição!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Olá!
ResponderExcluirAcho bacana mostrar a transição capilar, te amei de cachos, acho seu cabelo lindo.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/