Resenha: Prisioneiras

by - 12:43


Prisioneiras é um livro de não ficção escrito pelo médico brasileiro Drauzio Varella. A obra retrata a situação das mulheres no cárcere, como elas chegam naquela situação, como é a vida no presídio, como são tratadas lá e também um pouco das historias das presidiárias. É um livro antes de tudo humano. Conhecemos a realidade dos presídios femininos, mas também a realidade de pessoas, mulheres que estão ali na maioria das vezes por conta de seus parceiros ou por defender quem amam. 

Mulheres que muitas vezes são definidas por um crime, mas que antes de tudo são mães, filhas, esposas, irmãs, são gente. Drauzio Varella, o médico conhecido no Brasil inteiro por seu trabalho voluntário nas penitenciárias brasileiras, nos mostra uma realidade constante e, muitas vezes, invisível. Por meio de histórias reais que teve acesso durante seu trabalho, o médico narra a partir da vida das presidiárias assuntos densos de uma maneira mais leve, com uma escrita de fácil compreensão de maneira comovente.


Esse é o terceiro livro de uma série escrita por Drauzio sobre o sistema carcerário brasileiro. Além desse título, existem também "Carcerários" e "Estação Carandiru", apesar disso a obra pode ser lida separadamente, sem se prender a uma ordem cronológica. Prisioneiras é um relato não só de como funciona uma penitenciária feminina, mas principalmente sobre os tabus existentes ali, sobre suas peculiaridades, sobre histórias de mulheres.

Confesso que a temática feminina me desperta muito interesse, não obstante, assuntos sociais possuem uma importância significativa. Acho que esses dois fatores me fizeram ignorar qualquer ordem de sucessão da trilogia. A escrita de Drauzio Varella reflete muito a pessoa que ele aparenta ser nas reportagens de TV, humano e livre de qualquer julgamento pré estabelecido. Para quem gosta de temáticas sociais esse é um bom livro.

Já leram alguma obra do autor? o que acham desse tipo de livro?

Você posde gostar também:

4 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Olá!
    Não sabia que o Dr Dráuzio tinha escrito esse livro, achei legal e quero conhecer a escrita dele, acho que lerei em breve.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura muito interessante! Esse tipo de conteúdo me chama muito a atenção, adorei a indicação <3
    Beijos

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  3. Dráuzio é um jornalista e tanto, ele só não se deu conta disso ainda. O livro parece ser incrível.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir