Resenha: O peso do pássaro morto

by - 15:28


Sabe aqueles livros que são muito comentados por aí? seja pela inovação da narrativa, por ter personagens bem construídos ou por tocar o coração de quem lê, essas obras acabam se tornando bastante conhecidas. Foi através de muitos comentários que conheci o peso do pássaro morto: um livro nacional, curtinho e escrito por uma mulher. Tinha como não querer ler? Resolvi dar uma chance e foi surpreendente.

Sinopse: A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Aline Bei nos apresenta em seu romance de estreia uma escrita doce, tão singela que até parece poesia; e é de certa forma uma narrativa poética. Em contrapartida, essa é uma história muito forte e que chega a ser dolorida de ler. As reflexões e lições ali presentes colaboram para um enredo que chega a ser emocionante.

A narrativa de "O peso do pássaro morto" é diferente de tudo que já li. Traz certa familiaridade, ocorre de maneira fluida e é repleta de metáforas. Constituída por uma história impactante ao mesmo tempo que possui um ritmo muito rápido de leitura, a obra possui 153 páginas (concluí em uma tarde), com capítulos curtos, fortes e ao mesmo tempo muito necessários.


Essa não é a simples história de uma mulher, mas sim a de diversas mulheres espalhadas mundo a fora. Ver a vida de uma pessoa ao longo dos anos, principalmente os momentos mais marcantes, inclusive aqueles que parecem que não dizer nada, mas falam tudo. Esse livro inicia-se com a inocência, amadurece na solidão e tem em seu cerne a dor.

Uma mistura de sentimentos de faz presente a cada capítulo, mas a sensação de soco no estômago foi a que mais se evidenciou. Não é um livro sobre perdas, mas sim sobre o que fica. Uma obra belíssima e sutil, daquelas que possui uma mensagem que fica na gente para além do tempo. Recomendo muitíssimo!

Gostam de obras que marcam? me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

2 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Ainda não conhecia esse livro, gostei da indicação.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma boa leitura mesmo. Já vou procurar na Amazon pra ler no Kindle também, ainda mais pelo momento que estou passando, vai ser essencial essa leitura.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir