É melhor ser surpreendido do que decepcionado

by - 11:01


Em uma certa idade da vida a gente idealiza tudo: maioridade, emprego dos sonhos, país para morar e até a pessoa perfeita. Com o passar do tempo e as experiências (na maioria das vezes) frustradas da vida, a gente vai se dando conta que a vida não é um mar de rosas e que as coisas estão longe de ser tudo aquilo que queremos. Se você ainda tem uma idealização exacerbada do que é viver eu tenho um conselho pra te dar. Assim como a teoria do geocentrismo foi derrubada há muito tempo, a teoria do umbiguismo também está aí para cair: a vida não gira entorno do seu umbigo.

Praticamente tudo que você almeja depende principalmente de você mesmo, mas também de um milhão de outras coisas ao seu redor. Não adianta você achar que nunca vai sofrer um acidente de carro se o trânsito não é composto apenas por você, mas por uma série de pessoas imprudentes que não estão nem aí em desobedecer a lei. Mas voltando ao cerne da questão, o que eu quero dizer não é sobre viver a vida com pessimismo ou desistir dos sonhos que temos. Contudo, devemos ver a vida com os pés no chão.

Durante um tempo eu afirmava com toda as letras que o cara perfeito seria aquele que torcesse para o meu time do coração, fosse fã da minha banda favorita e tivesse sonhos bem parecidos com os meus. Porém a vida me apresentou à alguns homens com os atributos acima e pasmem: eles foram completamente o oposto do que eu esperava. Minhas idealizações foram falhas e eu criei expectativas durante anos da minha vida para perceber que eu não quero um segundo eu comigo, e se ele existe mesmo, jamais será igual a mim ou às minhas idealizações.

O mesmo aconteceu com a graduação. Conheci algumas pessoas que acreditavam piamente que iriam escolher determinada área para trabalhar, que nasceram para aquilo e quando se depararam com a realidade levaram uma baita frustração para casa. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas acredito que boa parte dos problemas psicológicos que adquirimos durante a vida parte das enormes expectativas que colocamos nas coisas que não estão ao nosso alcance. Ter que conviver com a realidade as vezes dói.

Devemos viver nossos sonhos, são eles que nos movem. Isso é inegável. Mas precisamos para um pouco, olhar pros lados, ouvir os outros e aceitar que nem tudo será como queremos, e tá tudo bem. Eu sei que muita gente adora listas, metas e possui uma vida toda planejada no papel, no entanto devemos ter convicção de que muitas coisas não irão acontecer, alguns projetos vão mudar e precisamos ser um pouquinho mais maleáveis para quando o destino tomar outro rumo. Por isso, dê uma chance para o inesperado, para alguém que vá na contramão do que você idealizou, experimente uma direção diferente da que você segue todos os dias. O imprevisto faz um bem danado, as vezes. 

Precisamos quebrar a cara sim, se iludir também faz parte, mas não feche os olhos diante das outras  infinitas possibilidades existentes. Porque é bem melhor ser surpreendido do que decepcionado.

Você posde gostar também:

18 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Olá!
    Adorei seu texto! Me identifiquei bastante rsrs.
    Venho tentando ser mais pé no chão em relação aos meus sonhos justamente para diminuir as frustrações.
    Seu texto acabou me dando mais animo para continuar assim.

    Beijos!

    https://blogredescobrindose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulina
    Amei o seu post. Senti uns certos tapas na cara vez ou outra, mas tudo o que você falou está certo. Em alguns momentos na vida a gente passa por esses períodos de ter um milhão de sonhos, mas para não nos decepcionarmos de mais e perder o rumo é importante também ter os pés no chão e jogo de cintura pra lidar com os imprevistos e mudanças que a vida nos apresenta.

    Uma das suas frases que me marcou bastante foi... "boa parte dos problemas psicológicos que adquirimos durante a vida parte das enormes expectativas que colocamos nas coisas que não estão ao nosso alcance.", e devo dizer que concordo com você também. Acho que percebi isso, e muito bem, na minha vida recentemente.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  3. A decepção é pior e eu passei por uma situações dessa recentemente que fiquei arrasada.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre crio muita expectativa e nunca dá certo. Eu também idealizava a pessoa perfeita, e quando apareciam pessoas do jeito que eu dizia querer, eu percebia que elas não eram o que eu queria. Hoje em dia eu estou controlando bem mais as expectativas e aprendendo deixar a vida seguir seu curso
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei o seu texto. Eu sou uma das pessoas que vive de listas e metas e tento ter tudo planejado, mas tem um tempo que descobri que essa não é a melhor forma de viver a vida. Ainda tento planejar as coisas, mas tenho espaço para as surpresas da vida também e são essas coisas inesperadas que tornam a vida incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse texto.
    A vida é uma pista cheia de curvas, descidas, subidas e alguns buracos e muita coisa pode acontecer, boas ou ruins.
    Temos que estar preparados para as surpresas e abraçarmos o novo, porque muita coisa sai fora do papel mesmo.

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como eu me identifiquei com o seu texto.. cresci muito depois que vi outras versões das pessoas, das situações, sabe? Isso me ajudou muito, me fez me conectar com quem eu realmente sou e me deixou mais forte. Na época não entendia o por quê, e hoje eu agradeço por tudo que vivi e vi!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulina,
    Concordo com tudo o que você disse.
    Precisamos entender que nem sempre o que desejamos e idealizamos necessariamente vai acontecer de tal maneira.
    Beijos!

    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulina,
    A moça que trabalha comigo fala muito isso, porque como eu sou ansiosa sempre acabo sofrendo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei tanto essa reflexão, não tive muitos relacionamentos até conhecer meu marido, mas depois que o conheci sei o porque dos outros não terem dado certo, sabe? O mesmo acontece com outras questões da vida: como o emprego, uma oportunidade que não deu certo, enfim.. tudo tem um motivo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, o homem certo muitas vezes é tudo o que a gente não queria e descobre que é tudo o que precisava.
    :D
    Deixa a vida te surpreender que é uma delícia.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Cara, que reflexão maravilhosa! Eu sou dessas que sonha o tempo inteiro, planejo até não poder mais, mas tenho um probleminha pra colocar as coisas em prática justamente por medo de não sair como eu planejei. Loucura, né? Já fazem alguns dias que tenho recebido uns "sinais" assim me mandando amar o imprevisível, desde esse post até um vídeo da Jout Jout sobre isso que me tocou no fundo da alma hahah já comecei a trabalhar isso em mim e espero me apaixonar cada vez mais pelo imprevisível, mesmo que não seja tão bom quanto eu planejei pra aprender com ele <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Cara, que reflexão maravilhosa! Eu sou dessas que sonha o tempo inteiro, planejo até não poder mais, mas tenho um probleminha pra colocar as coisas em prática justamente por medo de não sair como eu planejei. Loucura, né? Já fazem alguns dias que tenho recebido uns "sinais" assim me mandando amar o imprevisível, desde esse post até um vídeo da Jout Jout sobre isso que me tocou no fundo da alma hahah já comecei a trabalhar isso em mim e espero me apaixonar cada vez mais pelo imprevisível, mesmo que não seja tão bom quanto eu planejei pra aprender com ele <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulina,
    As vezes, a gente acha que sabe o que é melhor para nós mesmas, mas estar disposta a oportunidades pode ser surpreendentemente positivo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Realmente o mundo não é um mar de rosas, crescemos achando que quando tivermos um emprego bom, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos e sonhos mas quando realmente acontece percebemos que tem vários obstáculos pelo caminho, tornando tudo um pouco mais complicado! Gostei do artigo, beijos bom feriado.
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto e o título por si só já é uma verdade total. De fato, precisamos deixar a vida acontecer e nos surpreender. Esse carnaval mesmo presenciei um afogamento seguido de morte na casa de praia que estava e fiquei pensando como nossa vida se vai com tanta facilidade. Em um momento o homem estava brincando com sua filha, no outro se jogou no mar pra salvá-la e acabou se afogando e morrendo.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  17. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos..

    Meu Blog: Alagoas da Sorte

    ResponderExcluir