Muitas vezes os fins são começos. Com os términos, se abrem novos caminhos para recomeçar. E é exatamente assim que é iniciada a narrativa de "Por lugares incríveis". Dois jovens estão prestes a darem fim nas suas vidas quando um se depara com o outro. Violet sempre teve uma vida perfeita, até que sua irmã mais velha morreu em um acidente de carro e apenas ela sobreviveu. Theodore Finch é conhecido como a aberração da escola, tem depressão e sofre ataques violentos do pai. Ambos se encontram quando tudo parecia não ter mais sentido e resolvem procurar motivos para continuar vivendo.
Ninguém sabe da dor do outro. Podemos até imaginar como é passar por determinada situação, mas é impossível viver na pele de alguém, com todas as dores, perdas e memórias. Contudo, quando encontramos alguém com quem podemos contar as coisas tendem a se tornar mais leves. Finch e Violet estão passando por momentos difíceis em suas vidas, mas um trabalho de geografia faz com que a dupla se proponha a conhecer lugares incríveis do estado onde moram e assim acabam descobrindo um ao outro.
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 336
Essa narrativa arrebata corações. Acho "por lugares incríveis" tão intenso quanto a adolescência, cheio de dramas, de aventuras e de novas descobertas. Nos deparamos com duas vidas bem diferentes uma da outra, mas que se encaixam de uma maneira bem inusitada. Violet tem uma vida aparentemente normal, possui alguns amigos e uma família adorável. Já Finch possui uma família bem apática aos seus sentimentos, pais divorciados e problemas na escola. Por ser narrado em primeira pessoa, mostrando a visão dos dois em capítulos alternados, conhecemos ao desenrolar da história um pouco mais dos sentimentos e vivências de cada um.
A delicadeza que a relação dos dois vai sendo construída, a caracterização de cada personagem, os lugares que eles percorrem possuem uma sutileza sem igual. Ficamos tão imersos na história a ponto de não querer que o livro acabe, mas querendo viver tudo aquilo também. Apesar de existirem momentos na história que são muito tristes, também existem diversos sentimentos lindos que são despertados a cada nova experiência.
“Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa.”
O romance é bem reflexivo. Traz à tona problemáticas que merecem atenção, principalmente nessa era em que a saúde mental sofre duras pancadas constantemente. Esse é um livro necessário. Daqueles que por mais duro que seja, ou que não consigamos compreender completamente determinadas atitudes, é preciso ir até o fim. Com o término da leitura, é impossível não mudar a perspectiva, sair renovado, acreditando que o que importa não é o que levamos, mas sim o que a gente deixa.
Gostam desse tipo de leitura? Me falem nos comentários!
15 comentários. Clique aqui para comentar também!
Gosto de livros assim reflexivos e Por Lugares Incríveis já está a algum tempo na minha wish list, mas eu sempre fico protelando em lê-lo, sua resenha só me motivou a ler o mais rápido possível.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Eu já quero ler esse livro!
ResponderExcluirQue história mais maravilhosa!
Também preciso dizer que adorei a sua resenha. Você a escreveu de uma forma que não foi cansativa de ler.
Beijos!
Borboletra ♡ Instagram
Oie,
ResponderExcluirGostei muito da resenha. Deu vontade de ler. Gosto bastante de livro em primeira pessoa e com capítulos alternados, o torna mais pessoal.
Adorei.
Beijo!!
Grazy Carneiro
Meus Antídotos
Parece ser um romance bem legal por ser reflexivo. Gostei da resenha, vou procurar saber mais do livro pra ler.
ResponderExcluirIasmin Guimarães | E agora?
Não conhecia, mas parece uma boa reflexão! Beijinho
ResponderExcluirEu sou muito grata a tudo o que essa leitura me trouxe.
ResponderExcluirÉ um dos meus livros favoritos da vida!
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Amo romance e amo reflexão, então tenho certeza que vou amar esse livro!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Não conhecia o livro
ResponderExcluirRÊtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Muito legal a história desse livro.
ResponderExcluirBig Beijos
Oie!
ResponderExcluirEsse livro está na minha listinha a tanto tempo, que até tinha me esquecido da história. Mas lendo sua resenha, lembrei o porque de eu querer tanto lê-lo. Parece ser um livro muito reflexivo, a respeito da morte iminente e de como vivenciamos cada momento da nossa vida... espero lê-lo em breve.
Bjos
Início de Conversa
Adoro esse tipo de leitura e já tenho esse livro aqui na lista pra ler! 😍 Lembro que comprei na bienal e tá aqui junto da pilha de livros que quero muito ler. E é verdade, o que deixamos no mundo é mais importante do que o que levamos com a gente (até porque a gente não leva é nada mesmo né).
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Adorei sua resenha! Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser maravilhoso.
ResponderExcluirbjs
www.lagrimasdediamante.com.br
quero muito lê!
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Amei a resenha, amo esses livros que nos permite pensar. Vou ler esse
ResponderExcluirbeijos
lolamantovani.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirEu tenho vontade de ler esse livro há muito tempo. Infelizmente ainda não rolou a oportunidade de ler ele, mas espero que isso mude em breve.
Vidas em Preto e Branco