Resenha: Vozes de Tchernóbil

by - 09:09


Em abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de chernobil. O desastre é considerado o maior acidente nuclear da história. Um dos quatro reatores da usina, que serviam para gerar energia para a Ucrânia, explodiu repentinamente. O incêndio liberou uma nuvem radioativa que atingiu alguns países. Na época, a cidade de Pripyat estava em expansão mas, após o desastre, se tornou praticamente uma cidade fantasma. O impacto da radioatividade no local existe até hoje e os antigos moradores do local ainda sentem os efeitos da radiação. 

No livro vozes de Tchernobyl, somos apresentados a relatos de pessoas que possuem alguma ligação com o acontecimento. Seja de moradores, pesquisadores, cientistas, médicos, soldados, pessoas que sofreram algum tipo de doença ou perda após o desastre. Eles rememoram o acontecido e comentam como foi passar por aquela situação que possuía todos os sinais de uma guerra: soldados, evacuação, locais abandonados e a destruição do curso da vida. 


O material radioativo espalhado era quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em fins da Segunda Guerra Mundial. Logo, quem sobreviveu ainda enfrenta vários problemas de saúde, pois a terra e água da região foram contaminadas por elementos radioativos. São narrativas doloridas e impactantes de pessoas que tiveram suas vidas completamente modificadas por uma espécie de guerra que não pôde ser vista, mas sim sentida. Pois a radiação não se vê, não tem odor, nem som. É incorpórea.

"Não sabíamos que a morte pode ser tão bela. Eu não diria que ela não tinha cheiro. Não era um aroma de primavera ou de outono, mas algo completamente diferente, não era aroma de terra. Não... Picava a garganta e fazia os olhos lacrimejar."



A autora Svetlana Aleksiévitch trouxe à tona as vozes dessas pessoas, humanos que estavam presentes nesse terrível desastre. Os pensamentos, angústias e medos gerados a partir de Chernobyl são expostos a cada capítulo. Vale salientar que a jornalista bielorrussa conquistou o prêmio nobel de literatura em 2015 também graças ao livro, que foi classificado como "obra polifônica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo". Publicado em 1997, "Vozes de tchernóbil" levou dez anos para ser escrito e reúne entrevistas com testemunhas da maior catástrofe nuclear da história.

As descrições contidas na obra são reais e as mais diversas, mas todas possuem um apelo emocional muito forte, sendo assim, uma espécie de grande reportagem, que traz à tona as mais variadas questões que entornam esse acontecimento. Vale a pena a leitura para saber um pouco mais sobre uma parte da história que precisa ser conhecida também pelo ótica humana, não apenas científica.

Gostam desse tipo de livro? Já ouviram falar nele? Me contem nos comentários!

Você posde gostar também:

10 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Eu gosto desse tipo de livro sim! Quer dizer de ler não, mas gosto da história e tals haha
    Já vi um documentário na época que fazia curso de radiologia e achei muito interessante e triste claro :(
    Agora tem o seriado Chernobil né? Fique bem curiosa pra assistir.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito desse tipo de livro. Me interessou muito em ler ele.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    <a href="https://www.facebook.com/blogjulianarabelo/

    ResponderExcluir
  3. Uau, eu ainda não conhecia esse livro, mas quando comecei ler essa parte dele que aparece na foto fiquei vidrada, doida para me aprofundar na história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro e amei a resenha. Esse desastre é um dos que mais me chama atenção, e até hoje é muito atual. Já assistiu a série da HBO?
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quero muito lê, achei bem interessante!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito desse livro e quero muito ler. Só escuto coisas boas sobre a história. Eu gosto de historias fortes também, muitas vezes ler algo assim é bom demais.
    Esse livro está na minha lista de leitura já faz um tempinho, espero conseguir ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Uma história que trouxe um impacto tão grande para a vida de tantas pessoas (inclusive, impactos terríveis), merece mesmo ser contada de uma forma diferente.
    Amei!

    Borboletra

    ResponderExcluir
  8. Olá, com a série Chernobyl vemos mais gente falando sobre o assunto e isso é interessante para crescermos e não deixarmos os mesmos erros acontecerem, né?
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulina, tudo bem?
    Estou terminando a série Chernobyl da HBO e estava pensando em ler esse livro. Que sorte me deparar com sua resenha! Deve ser uma experiência difícil de ler, mas eu tenho bastante interesse.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Deve ser ótimo esse livro Paulina.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir